sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Castings

Se há coisa que me enerva solenemente são as publicidades para castings. Quer seja de actores, de cantores, de modelos, de cabelos...ou seja lá o que for!
Já alguém foi a um destes castings?
Eu já. Sinceramente valia mais ficar em casa a ver as tardes da Julia ou a coser meias. Ficamos horas a fio numa fila à espera que chegue a nossa vez de mostrar o que valemos perante um grupo de pessoas que não nos conhece de lado nenhum e que dizem que prestamos ou não num minuto sem hesitar. Depois quando vamos ver os programas ou os finalistas/vencedores perguntamos: "Mas o que é que este tem que eu não tenho? Representa melhor? Tem uma voz melhor? Tem um cabelo mais bonito e sedoso? Tem o peso ideal para ser modelo, que são 27kg?" Por favor!!! Poupem-nos a estes castings que só servem para atirar areia aos olhos dos jovens que sonham seguir uma destas áreas artisticas. Se queremos ser ceguinhos valia mais irmos treinar para o metro...assim ainda ganhavamos uns trocos e não faziamos figura de urso. O que eles querem é ter muita gente nos castings e dizer que tiveram não sei quantos mil tontinhos a espera para nada. Porque, sejamos realistas, quando vamos a ver, aquela pessoa "ESCOLHIDA" é sempre prima, sobrinha, neta, afilhada, vizinha, amante, namorada, filha de alguém!
O que eu acho engraçado é o facto de quem promove os famosos castings criar ilusões aos jovens, mandarem tentar mais tarde, deitá-los abaixo e dizer perante as câmaras que não prestam para nada ou dizerem para enviar email para as produtoras de televisão. Muitas vezes ficam desgostosos e deprimidos por não terem conseguido, e é quase motivo para cortarem os pulsos.
No outro dia assisti a uma situação deste género. Fui a um casting que procura modelos com a minha irmã. Estavam lá umas miudas com 1 metro e meio, todos sabemos que é preciso mais um bocadinho para ser modelo. As pessoas que estavam a escolher os candidatos ainda foram criar mais ilusões às miudas e deram o site de uma produtora para elas enviarem email com fotos e seguirem a via da representação. Agora em digo: "Minha queridas...acordem ou então tenham a carteira bem recheada para conseguirem aparecer numa novela durante 5 minutos, mas não desesperem, a novela repete sempre no dia a seguir!"
Pronto já manisfestei a minha indignação e não me chamem invejosa...sou apenas realista!
Beijinhos
Imagem - Luciana Abreu
(pessoalmente não aprecio,
mas foi uma menina que
vingou em castings)

13 comentários:

B. disse...

Tens tanta, mas tanta razão...Nunca fui a nenhum, mas dá para perceber que, como em tudo na vida, o facto C é o que mais funciona...

Eu mesma... disse...

fui a um casting à duas semanas mas não para modelo. o que é certo é que, apesar de saber que tenho valor, disseram que não tinha perfil, quando há 4 anos consegui passar mais que 3 fases no concurso. mas o que mudou? ah. já sei. é por ter 25 anos. como sei? um dos produtores disse que o programa era para betos adolescentes. eu não sou uma coisa nem outra. no entanto não deixa de nos minar em relação às nossas capacidades.
beijinhos.

Eu mesma... disse...

só queria dizer que, apesar de concordar com tudo o que disseste, se não fossem estes castings nem o "comum dos mortais" tinha possibilidades de sonhar já que nem todos somos irmãs, primas, amigas, filhas, amantes de alguém com cunhas...

Carla disse...

Olá *EVA*

Pois tens toda a razão, pura perda de tempo e uma mera desilusão para quem acalenta o sonho de ser seleccionado.
A minha filha quando tinha 13 anos quando foi chamada para um casting da (HN), todos devem saber quem é esta. Fez fotos fantásticas, ficou linda (ela é linda), e disseram-lhe que em breve iria ser chamada para anuncios... Perdemos um dia inteiro de férias(estavamos no Algarve e viemos de propósito até Lx), pagamos quase 70 euros para o portfólio e até hoje ainda está à espera de ser chamada, lol...

O que vale é que para além de linda, ela é inteligente e cedo se apercebeu que existe muita maldade por ai.

Por isso, adorei o teu post, que ajuda a ilucidar algumas mentes inquietas, que pensam que é tudo muito fácil.

Beijinhos *EVA*

Ah, mais uma vez quero dizer-te que o Pudim de Framboesas estava óptimo e espero por mais receitas....

* Estrela disse...

Humm.. n é bem assim.. pra tdo há excepções.. e podes confirmar por um programa que da na tvi o nasci pra cantar.. uma das participantes era irma de uma das cantoras da banda do programa, a qualquer coisa radamanto e n passou..

*

Petra disse...

lol como concordo contigo *Eva* ainda bem que aparece gente a dizer as verdades por aqui lol beijinhos

Artemisa disse...

Infelizmente o mundo é assim... O factor C, actualmente, está em todo o lado... As pessoas já não são bem sucedidas pelo facto de serem inteligentes mas por serem filhas, primas, namoradas, sobrinha da prima de alguém... É injusto!!!

Bjx

Sweet Chic disse...

Nunca fui a nenhum... e ainda bem... deve ser de bradar aos céus!!


Um beijinho muito chic

Nadyta disse...

Eih infelizmente é o mundo em que vivemos...

Beijocas

Miss Complicações disse...

Infelizmente a vidinha é mesmo assim.
Não acredito em castings, não acredito em entrevistas de emprego, não acredito em concursos.
Acredito no talento, no trabalho e na sorte de estar no sítio certo, à hora certa e conhecer a pessoa certa.
Nunca fui a um casting e acho que não irei a nenhum. Não reconheço em mim qualquer talento digno de uma figura minimamente apresentável.
Vou esperar na paragem de um autocarro que alguém dê por mim e, que mesmo sem eu abrir a boca, me ache de uma inteligência extrema, muito comunicativa e me convide para ser a Relações públicas do Burj Al Arab Hotel, aquele que foi considerado o melhor hotel do mundo. Sabem.... aquele no Dubai.
Eva, aconselhas-me alguma paragem de autocarro?

Framboise disse...

Se olharmos para o exemplo de Ídolos e Família Superstar, podemos ver que até mesmo quem ganhou o programa não obteve lá grandes resultados... Ouves falar deles agora? Of course not...
Oh bem, se te safares nos Morangos até podes vir a entrar em outras novelas made in TVI. Mas não quero ir por aí, é um mundo à parte.
Beijinho

Sérgio Pinheiro disse...

Mas por vezes os castings são mesmo necessários para descobrir pessoas com o perfil que se procura!

Quanto a quem quer seguir esse tipo de carreiras, não pode ficar parado À espera de castings!

Já agora, alguém dança ballet, sevilhanas ou tango?!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado